sábado, 25 de abril de 2009

Rio Barigui - Wikipédia

Rio Barigüi
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé.
O Rio Barigüi é um rio brasileiro que banha o estado do Paraná. O Rio Barigüi tem uma extensão de 60 km no município de Curitiba, o nome Barigüi é palavra proveniente do tupi-guarani mbariwi’ý e significa “rio dos mosquitos-pólvora”.
Nasce no encontro com o Arroio Antônio Rosa, no município de Almirante Tamandaré, e corta 18 bairros de Curitiba até encontrar com o Rio Iguaçu no extremo sul da cidade, no bairro Caximba.
Hoje por onde passa, é poluído com esgotos a céu aberto que provém de moradias irregulares, e o lixo que é jogado em seu trajeto.
Índice[esconder]
1 Rio Barigüi
2 Principais afluentes
3 Córrego Mercês-Barigüi
4 Bacia do Barigüi
5 Principais problemas ambientais da Bacia do Rio Barigüi
6 Parque Ambiental Aníbal Khury
7 Referências
//

Rio Barigüi
O rio Barigüi nasce na Serra da Betara, em Almirante Tamandaré, e deságua no Rio Iguaçu, no bairro Cachimba, onde está localizado o Aterro Sanitário de Curitiba, fazendo divisa com o município Fazenda Rio Grande. Percorre da sua nascente até a foz uma extensão de 66 km, depois de passar pelos parques Aníbal Khury, Tanguá, Tingüi e Barigüi.

Principais afluentes
Na margem direita: Rio Tanguá, Rio Uvu, Ribeirão dos Muller e Rio Campo Comprido. Na margem esquerda: Rio Vila Formosa, Rio Passo do França, Córrego Mercês-Barigüi, Arroio do Andrada, Arroio da Ordem e Arroio Pulador.

Córrego Mercês-Barigüi
A nascente do Córrego Mercês-Barigüi está localizada na Rua José Casagrande em Curitiba. O córrego está enquadrado como Classe 2, ou seja, considerado pouco comprometido, conforme Portaria SUREHMA 20/1992.

Bacia do Barigüi
A bacia do Barigüi é formada pelo leito principal, o Rio Barigüi, e mais 400 microbacias. Ela é considerada a maior de Curitiba.

Principais problemas ambientais da Bacia do Rio Barigüi
7.769 ligações irregulares da rede de esgoto.
25.908 domicílios irregulares na bacia, que estão ocupando a Área de Preservação Permanente, sendo 631 residências nas margens do Rio Barigüi.

Parque Ambiental Aníbal Khury
Apresenta 220 mil metros quadrados, está localizado às margens do rio Barigüi, junto à rodovia que liga Curitiba a Almirante Tamandaré. Como chegar: De ônibus: Tamandaré - Cabral com saídas dos terminais Cabral, Cachoeira e Almirante Tamandaré. Agendamento de churrasqueiras: fone (041) 3699-6194. Visitas monitoradas: (041) 3322-8434.

2 comentários:

  1. Olá
    Não ficou claro pra mim se a nascente é no parque Aníbal Khury. Gostaria de identificá-la no google earth. Estou adicionando seu blog ao meu.
    obrigada
    Jessica

    ResponderExcluir
  2. N ficou claro para mim o trajeto dele

    ResponderExcluir