quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sugestões para a cidade de Almirante Tamandaré

Prezados amigos
Eu, engenheiro eletricista (portanto não tenho autorização das corporações profissionais para assinar tecnicamente sobre o que digo a seguir), após as visitas ao sistema do Botiatuvinha e à cidade de Almirante Tamandaré, atrevo-me a sugerir o seguinte:

.......
..............

· Aprofundamento da discussão da criação de parque ambiental/ecológico em Almirante Tamandaré (projeto em andamento pela deputada representante do PV). É uma excelente oportunidade de preservação e valorização daquela região.
· Ação para instalação urgente de amplo (capilaridade, qualidade técnica) sistema de coleta e tratamento de esgotos em Almirante Tamandaré. Um bom sistema de coleta e tratamento, além de evitar doenças, poderá reverter o risco de contaminação do aqüífero Karst e do Rio Barigui (atenção especial para poluidores comerciais, industriais, postos de gasolina etc.).
· Acionar o IAP para melhor vigilância em Almirante Tamandaré.
· Rever plano viário em Almirante Tamandaré para se evitar invasões e ocupações de áreas de preservação.
· Cuidado especial com trilhas e estradas em áreas particulares, áreas de preservação ambiental.
· Analisar novas formações de vilas habitacionais em Almirante Tamandaré (PAC, COHAPAR, Prefeitura), onde ainda existe espaço e tempo para se evitar ocupações inadequadas.
· Trabalhar para transformar a Serra das Betaras e áreas próximas em espaços de turismo ecológico. Essa é uma área de inúmeras fontes de rios paranaenses e da bacia do Vale do Ribeira. A valorização econômica cria postos de trabalho e facilita a vigilância. A região é bonita e desconhecida.
· O morro da Saibreira pode ser um mirante ecológico, ambiental, desde que aproveitado de forma inteligente (turismo, lazer, educacional, cultural). Outro lugar que merece atenção especial por parte da Prefeitura.
· O antigo “Pesque Pague” do Matsubara (atual da Sociedade Abranches) precisa de muito pouco para voltar a ser um lugar paradisíaco e de preservação do Rio Barigui, tendo condições de ser ampliado para preservação do rio e educação ambiental.
· A duplicação da Rodovia dos Minérios com cuidados ecológicos é importante (túneis, pontes, viadutos etc. para se evitar cortes violentos na migração [transversal ao eixo] de animais e trânsito de pedestres) além de ajustes com a visão futura da região.
· Atenção para o ser humano, calçadas. Passeios seguros também são questões de meio ambiente social de extrema importância. A ocupação residencial, comercial e industrial ao longo da estrada está criando um fluxo intenso de pedestres, gente humilde que não pode usar automóveis.
· Etc. etc. etc.

Abraços

Cascaes
Curitiba, 25 de abril de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário